Join our zoo community
Giant Eland

IMG_45106

blond capuchin (Sapajus flavius)

IMG_45106
Giant Eland, 30 Jul 2013
    • Giant Eland
      blond capuchin (Sapajus flavius)
    • vogelcommando
      Must be one of the rarest neotropical monkey's ! Howmany are kept at Sao Paulo and do you know if there is any breeding ?
    • carlos77
      From the webpage of Sistema Ambiental Paulista _ Governo de Estado de Sao Paulo

      25/04/08 00:00

      Zôo apresenta primeiro filhote de macaco-prego-galego nascido em cativeiro
      Apresentação vai acontecer neste sábado, no Zôo de São Paulo, às 9h


      Macaco-prego-galego

      A Fundação Parque Zoológico de São Paulo apresenta neste sábado (26/04), às 9h, junto à “Casa da Água”, o primeiro filhote de macaco-prego-galego nascido em cativeiro. Em 2006, o Zôo de São Paulo, em parceria com o Instituto Chico Mendes, iniciou um programa de reprodução em cativeiro para o macaco-prego-galego, a partir de animais apreendidos.

      O objetivo desse programa é garantir a manutenção da espécie e evitar que desapareça, caso aconteça algum problema que leve à extinção as populações na natureza. Além disso, os animais nascidos em cativeiro, no futuro, podem ser reintroduzidos em seu habitat natural. O programa já deu resultados e o filhote, que será apresentado neste sábado ao público, uma fêmea, nasceu em março, nas dependências do zoológico. Esse fato, segundo Fátima Valente Roberti, responsável pela Divisão de Ensino e Divulgação do Zôo, traz esperanças para essa nova etapa de preservação do macaco-prego galego.

      O evento de apresentação do filhote no Zôo de São Paulo contará com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes e dos técnicos do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros, de João Pessoa. O Zoológico fica à Av. Miguel Estéfano, 4.241, na Água Funda.

      Cebus flavius

      A história desse macaco-prego é única na zoologia brasileira. A espécie foi relatada pela primeira vez em 1648, quando o naturalista alemão Marcgrave veio ao Brasil, como parte da comitiva de Maurício de Nassau, mas, somente em 1774, outro naturalista alemão, Schreber, descreveu formalmente a espécie. Depois disso, nunca mais se falou sobre esse macaco-prego amarelo claro e de pêlos longos, ou se chegou a questionar a existência da espécie. Até que, em 2004, um lote de animais apreendidos no Centro de Proteção de Primatas Brasileiros, em Alagoas, chamou a atenção de dois pesquisadores da Paraíba, que perceberam que se tratava de exemplares do macaco Cebus flavius.

      Essa história mostra que o macaco-prego galego nunca foi abundante na natureza e passou despercebido por mais de 300 anos. Hoje, a espécie sobrevive apenas em alguns poucos fragmentos de Mata Atlântica dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. As florestas onde os grupos foram observados são bastante degradadas e estão cercadas de plantações de cana-de-açúcar. Devido à destruição de seu habitat e o número reduzido de animais na natureza, já é considerado um dos mais ameaçados de extinção do mundo.

      Apesar dos estudos sobre o Cebus flavius estarem no início e se conhecer muito pouco sobre a espécie, como os outros macacos-pregos, eles vivem em grupos formados por vários machos e fêmeas e se alimentam de uma variedade de frutos, insetos e de pequenos animais.

      Ficha técnica:

      Ordem: Primates
      Família: Cebidae
      Nome popular: Macaco-prego galego
      Nome em inglês: Marcgrave’s capuchin monkey
      Nome científico: Cebus flavius
      Distribuição geográfica: Mata Atlântica dos estados de Alagoas, Pernambuco.
      Habitat: Floresta
      Hábitos alimentares: Frutos, insetos e pequenos vertebrados.
      Reprodução: Gestação de aproximadamente 180 dias, com nascimento de um único filhote.
      Período de vida: Estimado em cerca de 40 anos.

      Texto: Fátima Valente Roberti
      Fotografia: Glória Jafet
    • vogelcommando
      @carlos77 : thank you for this information ! My portugesian is not that good but I understand Sao Paulo has started a breeding-programm for this critically endangered species.
    • carlos77
      It was late at night when i posted so i did not have time to mention what this interesting note says. Sao Paulo zoo has been breeding this critically endangered species since 2008. It is really interesting that the species disappeared for 300 years,haven not been seen since 1774. The species actually reappeared in 2004 when a group of confiscated primates arrived at the center for Protection of Endangered Brazilian Primates and a scientist noticed that the animals were the blond capuchin. In 2006 the capuchins were recieved by the Sao Paulo Zoo and in 2008 there was the first birth of a blond capuchin in a zoo. This a lovely zoo story which is real. As they say in Brazil, Ay que coisa tan bonita.
    There are no comments to display.
  • Category:
    Zoological Park of Sao Paulo
    Uploaded By:
    Giant Eland
    Date:
    30 Jul 2013
    View Count:
    2,351
    Comment Count:
    5